Cadastre-se para receber nossa newsletter

Homenagem a um guerreiro

Homenagem a um guerreiro

Editorial - Segunda-feira, 05 de Outubro de 2015 - Por: Eneida D. Gaspar

No  dia 4 de setembro passado, tivemos o grande pesar de perder nosso querido Joel Rufino dos Santos. Esse grande historiador e educador deixa uma lacuna que dificilmente pode ser preenchida. Sua vida foi norteada pela busca da justiça social, da liberdade e do direito universal ao saber. Longe de se limitar a um discurso acadêmico sobre seus ideais, o professor Joel sempre se expôs de peito aberto na frente de batalha, atitude que o forçou a se exilar após o golpe de 1964 e que causou sua prisão após o retorno ao país, em 1973.
Depois da Anistia, Joel Rufino voltou a lecionar na UFRJ e, desde então, desempenhou cargos relevantes no  Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, na Fundação Cultural Palmares (do MINC), na Secretaria Estadual de Cultura e na de Justiça e Direitos Humanos, no setor de Comunicação Social do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do  Trabalho, e nos programas da UNESCO “Escolas Associadas” e “Rota dos Escravos”.

Como escritor, Joel deixou uma vasta produção (como autor único ou coautor), que inclui dois romances, 25 livros infanto-juvenis e 28 obras não ficcionais, nas quais predominam temas de história do Brasil e cultura afro-brasileira e indígena. Dessas obras, a Pallas teve o privilégio de publicar “Na rota dos tubarões” e “Saber do negro”, duas importantes contribuições para o trabalho dos professores do ensino básico sobre a história dos africanos e afrodescendentes no Brasil.

Lamentamos ter de nos despedir desse grande amigo, cuja memória sempre ficará em nossos corações como inspiração, modelo e fonte de força para continuarmos trilhando esse mesmo caminho.

Twitter