Pallas Mini

PNLD 2021 Literário

A Pallas editora e a Pallas Míni têm o prazer de apresentar as obras aprovadas no PNLD 2021 literário.

Estas obras, que estão agora ao dispor dos professores de todo o país, contemplam títulos de duas autoras contemporâneas da literatura brasileira. 

Cidinha da Silva com o seu livro de contos premiado pela Biblioteca Nacional em 2019, Um Exu em Nova York

Nesta obra, Cidinha da Silva apresenta uma perspectiva contemporânea e ficcional do cotidiano, sobre temas como política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos (principalmente por parte das mulheres), negros e grupos LGBT. A autora considera que esses são marcadores importantes do século XXI e classifica a obra como um livro-dínamo. 

Cidinha parte das tensões provocadas pela percepção das religiões de matrizes africanas para desmistificar ideias negativas que são difundidas sem critérios na sociedade. Através dos personagens, traz ainda outros temas contemporâneos, como por exemplo a nova masculinidade. 

 

 

Nada digo de ti, que em ti não veja, da também premiada autora Eliana Alves Cruz

Uma cidade com milícia, racismo, fake news, delação premiada, conservadorismo, fanatismo religioso e ruas sujas. Parece 2022, mas esse é o Rio de Janeiro de 1732, ano no qual está ambientado o romance histórico que ora apresentamos. 

A narrativa é eletrizante. Entre as temáticas, salta aos olhos a transexualidade, raras vezes presente em uma trama de época, e as fake news tão em voga, através de cartas anônimas que ameaçam revelar alguns dos segredos mais bem guardados dos integrantes das duas famílias ricas que se cruzam nas 200 páginas do título. Nada digo de ti, que em ti não veja é também, como adiantou Elisa Lucinda na apresentação, a história de um amor impossível, forte e verdadeiro. 

Todas as obras estão de acordo com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e todos os livros contam com um excelente manual do professor que poderá auxiliar o trabalho em sala de aula. 

Desejamos uma boa escolha e uma boa leitura! 

 

Categoria:  1º ao 3º anos do ensino médio