Cadastre-se para receber nossa newsletter

Está chegando a Festa do Mar!

Está chegando a Festa do Mar!

Autores - Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2015 - Por: Alzira da Cigana da Praia

Dois de fevereiro é o dia de Nossa Senhora dos Navegantes (das Candeias, da Boa Viagem ou da Esperança), protetora dos navegadores portugueses, e que chegou ao Brasil na caravela de Pedro Álvares Cabral. Nada mais natural, então, que ela fosse associada à orixá dona dos mares, mãe dos peixes, Grande Mãe dos outros orixás e protetora maternal de todos nós. Mas esse não é o único dia em que a Mãe d'Água é festejada. Em alguns lugares ela é comemorada no dia 8 de dezembro, com Nossa Senhora da Conceição. Outros fazem a festa no dia 31 de dezembro, pedindo coisas boas no ano novo.

A festa é realizada por devotos de várias religiões afro-brasileiras. Seja em que dia for, é uma festa no mar. É o dia dos pescadores, dos marinheiros, do povo das águas salgadas. E o que não pode faltar é o presente à nossa querida Mãe. Na Bahia, os devotos aprontam cestos cheios de flores, comidas, bebidas, frascos de perfume, espelhos e joias. Os cestos são postos nos barcos dos pescadores locais, que saem em procissão e entregam os presentes no mar alto.

Casas religiosas, grupos ou até devotos individuais arrumam os presentes numa miniatura de barco tradicionalmente pintado de azul e branco. O barco é levado a uma praia e os fiéis entram na água para entregar a oferenda o mais longe possível da praia. E existem ainda os devotos de Iemanjá que simplesmente levam à praia um ramo de flores brancas que entregam às ondas.

Se você quer a paz e a proteção de Iemanjá, leve-lhe um presente no dia 2 de fevereiro. Dê o que puder, mesmo que seja só uma flor. Vá a uma praia calma, entre um pouco na água, espere uma onda vir e, quando ela estiver voltando para o mar alto, ponha o presente nela. Chame por Iemanjá e faça o seu pedido. E também agradeça tudo que Iemanjá tem posto de bom na sua vida!

Só mais dois lembretes: não leve coisas poluentes e deixe para tomar banho de mar em outro dia.

Twitter