Cadastre-se para receber nossa newsletter

Eparrei, Iansã!

Eparrei, Iansã!

Autores - Quinta-feira, 26 de Novembro de 2015 - Por: Alzira da Cigana da Praia

Fim de novembro é tempo de preparar a festa e as oferendas de Iansã, que comemoramos no dia 4 de dezembro, junto com Santa Bárbara, com quem ela é sincretizada.

Orixá dos ventos e temporais, Iansã, também chamada Oiá, é uma das iabás, as deusas-mães dos iorubás.Iansã é muito querida em todas as religiões afro-brasileiras, e talvez isso se deva ao que ela representa: a mulher forte, independente, que se guia pela própria cabeça e sobrevive por seus próprios meios mas não perde a alegria e a paixão, é generosa e protetora, fiel aos amigos mas implacável contra os inimigos.

Tudo o que as africanas e afrodescendentes tiveram de ser no Brasil: mulheres que trabalhavam duro para garantir a sobrevivência de si mesmas, de seus filhos e muitas vezes dos maridos; que inventavam modos de ganhar o pão de cada dia, que sabiam lidar com as autoridades, que se juntavam em redes de solidariedade e defesa mútua, e cultivavam as tradições festivas do povo.

Hoje, Iansã é patrona e símbolo de todas as mulheres e muito especialmente das africanas e afrodescendentes, as bravas guerreiras que combatem todas as formas de preconceito, violência e desrespeito a mulheres, crianças, famílias, enfim, a pessoas que merecem liberdade e dignidade.
Dê um agrado a Iansã numa cachoeira: pode ser uma simples rosa vermelha ou amarela, um ramo de flores variegadas, uma manga bem rosada, um pratinho de acarajés, uma taça de champanha, um perfume sensual, um conjunto de pente e espelho, uma joia dourada com pedras ou contas vermelhas e brancas.
E não se esqueça de levar o guarda-chuva: Iansã adora mandar uma chuvarada repentina, com muitos raios e trovões, para avisar que veio participar da festa...

Twitter