Cadastre-se para receber nossa newsletter

A força mágica da quaresma

A força mágica da quaresma

Autores - Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2015 - Por: Alzira da Cigana da Praia

Embora a quaresma seja cristã, os africanos e afrodescendentes no Brasil tiveram de se adaptar a ela, porque nesse período eles não podiam celebrar os ritos das suas religiões. Por isso, a quaresma se tornou as "férias" das casas de candomblé e umbanda, entre o fim do ano litúrgico (marcado pelo Lorogun, geralmente no primeiro domingo após o Carnaval) e o início do novo ano (no fim da Semana Santa).

Mas nem todas as casas param na quaresma. No Lorogun, os orixás partem para a África; na sua ausência, a quaresma costuma ser um tempo de grande atividade dos exus e das pombagiras, e muitos terreiros dedicam esse período às giras dessas entidades. E você pode fazer uma simpatia nas áreas em que eles atuam, sempre chamando pelo exu ou pombagira da sua devoção.

Para amarrar seu amor, pegue duas velas, cada uma na forma de um de vocês (homem ou mulher). Com uma agulha, escreva seu nome na cabeça de uma vela e o nome da pessoa amada na outra. Coloque as duas velas num prato de barro, uma de frente para a outra, e acenda as duas. Deixe queimar um pouco, enquanto chama a entidade e faz seu pedido. Feito isso, apague a vela. Repita o ritual toda noite, até as velas acabarem.

Para se livrar de um(a) rival, consiga alguns fios de cabelo da pessoa e queime-os junto com ramos secos de louro e hortelã, enquanto chama a entidade e faz seu pedido.

Para afastar um antigo amor, pegue uma cebola, duas pimentas-malaguetas e sete folhas de arruda. Abra um furo na cebola e enfie nele as pimentas e a arruda. Coloque numa encruzilhada distante da sua casa, chamando a entidade e pedindo que leve a pessoa para longe.

Para manter inimigos e rivais sempre longe, uma vez por mês escreva esse pedido num papel, ponha-o num prato, cubra com açúcar e acenda em cima uma vela comum. Entregue numa encruzilhada uma rosa vermelha para a entidade que chamou.

Twitter