Cadastre-se para receber nossa newsletter

Publicamos África sim!

Publicamos África sim!

Editorial - Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014 - Por: Editorial

Vivemos um período de intolerância, fundamentalismo e conservadorismo religioso e social, como bem mostra a reportagem do link http://migre.me/o8EVx .

Como editores que há quatro décadas dedicam grande parte de seu catalogo ao registro e difusão dos saberes afrodescendentes e afro-brasileiros, entre eles as diversas heranças religiosas de matriz africana de nosso país, é natural refletirmos sobre a questão.

As religiões de matriz africana foram, desde a chegada dos primeiros escravizados, das mais importantes formas desses homens, mulheres e crianças manterem laços com a Terra de origem (com o passar do tempo a Terra mítica), de manterem referências sociais, culturais e garantirem laços de solidariedade e resistência diante da inconcebível violência e desumanidade a que estavam submetidos.

Resultado de recriações possíveis; junções de muitas expressões distintas, mas com matrizes filosóficas e humanas muito próximas, juntaram nas Américas o que o colonizador, o dominador, o representante do europeu tentava destruir: a humanidade, os laços sociais, a dignidade de cada indivíduo escravizado.

Eram uma ameaça.

E hoje? O racismo, herança do colonialismo e do modelo escravista está na base da perseguição a estas expressões religiosas, desqualificando tudo o que não se enquadre no modelo de origem europeia.

É urgente pensarmos sobre isso e acreditamos que a contribuição de autores publicados por nós tem grande importância no atual cenário. Somos Pallas com muito orgulho.

Twitter